sábado, 31 de março de 2012

Pai Nosso... Para refletir!


PAI NOSSO...
Se meus valores são representados pelos bens na terra, será inútil dizer QUE ESTAIS NO CÉU;

Se penso apenas em ser cristão por medo, superstição ou comodismo, será inútil dizer SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME;

Se acho tão sedutora a vida aqui, cheia de supérfluos e futilidades, será inútil dizer VENHA A NÓS O VOSSO REINO;

Se no fundo desejo mesmo que todos os meus desejos se realizem, será inútil dizer SEJA FEITA A VOSSA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU;

Se prefiro acumular riquezas desprezando os meus irmãos que passam fome, será inútil dizer O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE;

Se não me importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar aos que atravessam os meus caminhos, será inútil dizer PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO;

Se escolho sempre o caminho mais fácil, que nem sempre é o caminho de Cristo, será inútil dizer NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO;

Se por minha vontade procuro os prazeres materiais e tudo o que é proibido me seduz, será inútil dizer MAS LIVRAI-NOS DO MAL;

Se sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar, será inútil dizer AMÉM.

Autor Desconhecido

O que acontece no céu quando Oramos?


Sonhei que fui para o céu e um anjo estava me mostrando o lugar. Caminhávamos lado a lado por um escritório cheio de anjos. Meu anjo-da-guarda parou em frente à primeira seção e me disse: “Essa é a seção dos Recebimentos. Aqui, todos os desejos pedidos a Deus em oração são recebidos”. Olhei ao redor e estava tudo muito movimentado, com muitos anjos selecionando pedidos em volumosas folhas de papel e recados de gente do mundo todo.
E aí continuamos a descer por um longo corredor até chegarmos à segunda seção.
Então o anjo me disse: "Essa é a seção de Empacotamento e Entregas. Aqui, as graças e bênçãos pedidas pelas pessoas são processadas e entregues aos vivos que pediram por elas”.
Percebi como, novamente, o lugar estava. Havia muitos anjos trabalhando naquela seção, pois muitas bênçãos tinham sido pedidas e estavam sendo empacotadas para a entrega na Terra.
Finalmente, ao final, mais distante daquele corredor paramos em frente a uma porta de um pequeno lugar. Para minha surpresa, havia somente um anjo sentado, sem fazer nada. "Essa é a seção do Reconhecimento", meu anjo me disse, admitindo isso ao parecer envergonhado.
Como assim não há nenhum trabalho sendo desempenhado aqui? Perguntei.
 “É mesmo muito triste”, o anjo suspirou. “Depois que recebem as bênçãos que pediram poucos retornam os reconhecimentos”.
E como podemos reconhecer as bênçãos de Deus? Perguntei-lhe.  
- Simples. É só dizer: Obrigado Senhor.
E quais bênçãos deveriam ser reconhecidas?
- Se você tem comida em sua geladeira, roupas, um teto sobre você e uma cama para dormir você é mais rico do que 75% desse mundo. Se você tem dinheiro no banco, na sua carteira, e o troco de uma refeição, está entre os 8% de afortunados do mundo. E se você receber isso no seu próprio computador, você faz parte do 1% do mundo que tem essa mesma oportunidade. Se acordou hoje de manhã com mais saúde do que doença, você é muito mais abençoado dos que os muitos que não conseguirão nem ao menos sobreviver ao dia de hoje. Se nunca teve de provar o medo em uma guerra, a solidão da prisão, a agonia da tortura ou pontadas de fome, está acima de 700 milhões de pessoas nesse mundo. Se puderes ir à Igreja sem temer assédio, prisão, tortura ou morte, você é invejado e mais abençoado que três bilhões de pessoas no mundo todo. Se teus pais estão vivos e ainda juntos, você é ainda mais raro. Se puderes erguer sua cabeça e sorrir, não é a norma. Você é único dentre aqueles todos em dúvida e desespero.
Está bem. E agora? Como posso começar?
-Se pôde ler essa mensagem, recebeste uma dupla bênção, pois alguém pensava em você como sendo muito especial e és mais abençoado do que mais de dois bilhões de pessoas no mundo que não conseguem ao menos ler. Tenha um grande dia. Conte todas as suas bênçãos. E se você se importa, repasse a todos para lembrá-los quão abençoados (e especiais) todos nós somos.

Departamento de reconhecimento: “Obrigado Senhor, pela habilidade de compartilhar essa mensagem com tantas pessoas. Eu agradeço a Deus por tudo, em especial toda a minha família e os meus amigos!”.

Autor Desconhecido

sexta-feira, 30 de março de 2012

Mensagem do Senhor Caboclo Guaracy

Irmãos e irmãs. Repasso uma mensagem do Senhor Caboclo Guaracy, recebida dia 08/02/2011 por mim, onde ele faz um apelo aos médiuns de Umbanda quanto aos trabalhos espirituais. Peço-lhes que me ajudem a divulgá-la, atendendo ao pedido desse abnegado Guia de Luz. Alexandre Cumino.
 

“Amados filhos e filhas. 
Que as Sete Luzes Divinas de nosso Pai Maior possam iluminar coroa de vós todos. Chamo-lhes a atenção as necessidades do Alto, ao trabalho socorrista espiritual que se faz, cada vez mais, tão necessário entre os espíritos encarnados e desencarnados.
Vós tendes os instrumentos necessários para prestar socorro espiritual, aconselhamento e ajuda energo-magnética aos irmãos e irmãs necessitados.
Porém, escondem-se atrás de DESCULPAS transvestidas de FALSO RESPEITO às consagrações e autorizações para utilizar dessas abençoadas ferramentas.
Já é hora de tirar-las das gavetas abarrotadas de magias, receitas, reikis, diplomas e mistérios sem uso, pois vós tendes todas as autorizações necessárias para utilizá-las a favor do próximo e de si mesmos.
Deixem de lado as desculpas de que não ajudam nem a si mesmos e por isso esperam o dia do equilíbrio próprio para ajudar o próximo.
Ajudar o próximo também resolve vossas próprias necessidades!
Vós sabeis que podeis aplicar passes magnéticos, magias, reikis, rituais religiosos de cura e equilíbrio à distância utilizando apenas nomes, fotografias, objetos, endereços das casas ou trabalhos dos necessitados.
Sabeis que podeis realizar cultos religiosos com vossos familiares e amigos, solicitando ajuda do Alto a si e aos vossos irmãos e irmãs.
E, mesmo assim, acreditam não ter as consagrações, direitos ou autorizações?

Pois o PAI MAIOR vos autorizou desde que a VÓS CRIOU DA LUZ que é ELE mesmo! TUDO ESTÁ EM VÓS.
No Astral Inferior, nossos irmãos e irmãs negativados, trabalham 24 horas por dia e não param de dar passos de vitórias diante dos espíritos encarnados e desencarnados, principalmente sobre os encarnados.
E vós ainda insistis em receber AUTORIZAÇÕES?
Pois esse humilde irmão espiritual vem a vós implorar por vosso comprometimento com tudo que escolhestes aqui deste lado antes de partir para essa nova jornada carnal... Trabalhe por vós e pelo próximo, sem INDECISÕES, sem PREGUIÇAS, sem MEDOS, pois vós estareis sempre amparados.
Como a mensagem do mestre-irmão Jesus: "Onde estiver dois ou mais reunidos em meu nome, lá estarei eu entre eles"... Ora amados irmãos e irmãs, o mestre-irmão Jesus, representante da FÉ e do AMOR do PAI MAIOR apenas quis dizer que o AMPARO DIVINO sempre se fará presente aos que por ele se dispuserem a trabalhar.
Por isso, mais uma vez, clamo aos médiuns, projetores, apômetras, reikianos, magos, religiosos e a todos os irmãos e irmãs que possuem instrumentos de cura, desobsessão, doutrinação, aconselhamento, reparação espiritual, energética e magnética... É hora de abrir as gavetas de vossos depósitos espirituais e colocarem em prática tudo isso pelo bem de todos. 
Peço-lhes também que se reúnam e espalhem essa semente de FÉ, AMOR e EVOLUÇÃO a todos os que lhe forem possíveis.
Que nosso PAI MAIOR possa abençoá-los, ampará-los e protegê-los."


Fonte: http://umbandadepretovelho.blogspot.com.br/

Umbanda, eu amo!


Eu amo a Umbanda, pela pureza das crianças;
A humildade dos Pretos Velhos;
A verdade dos Caboclos;
A força dos Boiadeiros;
A alegria dos Baianos;
A sinceridade dos Exus;
A magia do Povo Cigano...

... E acima de tudo, eu AMO A UMBANDA, pelo Axé dos mensageiros de luz, as forças da natureza, nossos amados Orixás. Por cada sopro de vida, por amor a oportunidade de crescimento espiritual que Deus, em sua infinita bondade nos concedeu. E por encontrar aqui, um lugar para as minhas alegrias e também para as minhas dores, por encontrar um lugar para a minha FÉ!

“Levando ao mundo inteiro a bandeira de Oxalá”

Salve Olorum
Salve nosso Pai Oxalá
Salve todo povo de Umbanda

Muito Axé!

Fonte: Meu coração :)
Paz e Luz!
Camila Nogueira

quinta-feira, 29 de março de 2012

Mensagem do Caboclo Ventania


Abençoada seja esta Casa e toda a Corrente que a sustenta.
Abençoadas sejam todas as Falanges que aqui são recebidas na Corrente de trabalho.
 
Abençoados sejam todos que conseguem sentir a luz de suas almas. Abençoado seja o magnetismo desta estação que faz os humanos voltarem-se um pouco mais ao natural.
 
Este Caboclo pede àqueles que ouvem, em nome do Criador, não se deixem contaminar pelas falácias, como vocês tão facilmente se envolvem, com discussões desprovidas de Conhecimento e vazias de Sabedoria.

Todo Caminho é sagrado, grandioso, real e os levará ao Grau máximo, se o percorrerem com fé, amor e verdade. Entendam que um nome não muda o conteúdo de nada, mas o conteúdo sim muda os nomes.

Não percam seu tempo com ruídos inúteis, procurem antes o Som Divino da Natureza. Não busquem os valores, propositalmente distorcidos, para iludi-los. Procurem antes a beleza simples da vida, sintam no coração a estética maravilhosa, manifesta pela Natureza.

Muitos que aqui estão presentes passam por muitas mudanças, mesmo que maioria de vocês não consigam vê-las, poderão senti-las.

Haverá momentos especialmente inesquecíveis para alguns, quando muitos estarão vibrando na mesma sintonia.

Será um momento de poder, quando muitos Guias/mentores estarão em conjunção profunda com seus pares encarnados, um momento lindo de se ver.
 
Por isso, mais uma vez Caboclo pede a vocês que trilham seu Caminho de forma verdadeira, incluindo os que aqui vêm, mas não seguem a Umbanda, evitem envolverem-se com os excessos mundanos para que as mudanças lhes sejam bem claras e nítidas.

Abençoados sejam, na Divina Graça!

Quem vos fala, no Amor, é este Caboclo, Ventania.


 (Mensagem transmitida através da médium VSL/Ashra e transcrito pela cambone Analice, na Casa em que trabalham).


 

As sete lágrimas de um Preto Velho


Sentado num banquinho, um triste preto velho chorava. De seus olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhe pelas faces e não sei por que as contei...
Foram sete. Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei. 
Fala, meu preto velho, diz ao teu filho por que externa assim tão visível dor?
E ele, suavemente respondeu:

Estás vendo esta multidão que entra e sai? As lágrimas contadas estão distribuídas a cada uma delas:

A PRIMEIRA, eu dei a estes indiferentes que aqui vêm em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que suas mentes ofuscadas não podem conceber...

A SEGUNDA, a esses eternos duvidosos que acreditam desacreditando, na expectativa de um milagre que os façam alcançar aquilo que seus próprios merecimentos negam...

A TERCEIRA, distribuí aos maus, aqueles que somente nos procuram, em busca de vingança, desejando sempre prejudicar a seus semelhantes...

A QUARTA, aos frios e calculistas que sabem que existe uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma, sem se sintonizarem com Deus...

A QUINTA, chega suave, tem o riso, o elogio na flor dos lábios más se olharem bem o seu semblante, verão escrito: Crerei na espiritualidade, nos seus caboclos e nos seus mentores, mas somente se vencerem o meu caso, ou se me curarem disso ou daquilo...

A SEXTA, eu dei aos fúteis que vão de templo em templo, não acreditando em nada, buscando aconchegos e conchavos com seus revelando um interesse diferente...

A SÉTIMA, filho, notas como foi grande e como deslizou pesada? Foi à última lágrima, aquela que vive nos "olhos" de todos os mentores. Fiz doação dessa lágrima aos médiuns vaidosos, que só aparecem no templo em dia de festa e faltam as doutrinas. Esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantos espíritos precisando de evolução...


Assim, filho meu, foi para esses todos, que vistes cair, uma a uma AS SETE LÁGRIMAS DE UM PRETO VELHO, pois nós também sofremos com as aflições dessa humanidade esquecida de Deus e dos princípios mais rudimentares da Lei do Auxílio.

Não são lágrimas de mágoa, mas de esforço humilde para o cumprimento de uma missão bendita.

Adorei as almas!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Perdas




Pai João de Aruanda 

Grandes perdas às vezes significam grandes decepções. 
Mas como perdemos aquilo que não é nosso? 
Meus filhos julgam, às vezes, que perderam um ente querido pela morte. Mas essa visão é errada. Solte o seu parente que você julga morto. Aprenda a libertar a sua alma e deixar que ele voe nas alturas de sua própria vida. Muitos dos filhos acham que reter significa possuir. Engano. Na vida, o que possuímos de verdade é aquilo que doamos. 
Se você desejar reter as almas queridas, através de suas emoções e sentimentos desequilibrados, você se transforma aos poucos em pedra de tropeço para aqueles que você diz amar. Amor não é posse. Amar é doar, é libertar, é permitir que o outro tenha a oportunidade de escolher e trilhar o caminho que lhe é próprio. Amar é permanecer amando, mesmo sabendo que os caminhos escolhidos são diferentes do nosso. 
Então, meu filho, você não perdeu ninguém, não perdeu nada. Perdeu, talvez, a oportunidade de aproveitar a experiência e aprender a amar de verdade. Esse sentimento de perda é o maior atestado de uma alma egoísta. 
Ame mais, meu filho. Liberte-se e procure ser feliz. Mas, pelo amor de Deus, deixe os outros prosseguirem e, assim, encontrarem também o seu caminho. Ainda que seja do outro lado da vida. Ou talvez desse mesmo lado. Quem sabe? 
É preciso continuar amando. Mas é necessário que você entenda: seu tempo em companhia daquela alma que você diz amar já passou. 
Aprenda de uma vez, meu filho. Toda posse, todo apego é caminho para a obsessão. 
Pense nisso um pouco. 
Retirado do livro Sabedoria de Preto Velho - Robson Pinheiro 

Mensagem da Cabocla Jurema





O AMOR

É através do amor,
que encontramos o caminho que nos leva a Deus.
É através do amor, que entendemos o verdadeiro significado da vida.
A vida é a grande manifestacão do amor de Deus.
A vida é a grande oportunidade de se aprender a amar.
Aprender a amar é o grande trabalho a ser realizado.
O amor, traz consigo o sentimento da compaixão e da caridade.
Vivemos para amar.

E o amor é a única grande força que pode nos unir.
Quando o amor nos uni,
nos mostra também que somos todos iguais
e aí, aprendemos que somos um só.

Descobrimos, então, que a nossa alegria é a alegria de todos,
e que a nossa tristeza é a tristeza de todos.
Que a nossa luz é a luz de todos, e que a nossa escuridão
é a escuridão de todos.
Aprendemos que tudo que fazemos aos outros
estamos fazendo a nós mesmos.
Se ajudamos aos nossos irmãos estamos também nos ajudando.
Se damos a mão a quem precisa, também nos apoiamos nela,
pois ninguém chegará ao fim do caminho sozinho.
Enquanto o último de nós não encontrar seu caminho,
a grande porta não se abrirá.
Ajudar aos outros é ajudar a si mesmo.
Amar aos outros é também amar a si mesmo.

O amor é a única força que se renova.
Quanto mais se dá, mais se torna forte.
Só ensinando podemos aprender, só dando podemos receber.

Fortalecendo nosso irmão,também receberemos dele a força
de que precisamos para seguir nosso caminho.
Dando de comer a quem tem fome, fortalecemos nosso irmão
E ele nos ajudará a chegar mais rápido ao nosso destino.
Iluminando os olhos de quem precisa,
eles também nos ajudarão a enxergar nosso caminho.


Ninguém pode guardar para si um pedaco da luz.
Se a luz é trancada ela se transforma em escuridão.
A luz só vive no coracão aberto.
Quem ama vive na paz e a paz é luz.

A tempestade só reina na escuridão,
ela nunca vem enquanto o sol está brilhando.
Vivemos na luz, vivemos na paz.
Quem vive na luz ilumina os caminhos escuros
e pode guiar aqueles que ainda não encontraram
o verdadeiro caminho.
Ela afasta os sentimentos escuros do nosso coracão
e ilumina nossa alma.
E um coracão iluminado é como uma casa limpa,
aonde não vivem os seres que se alimentam da escuridão.
Se o nosso coracão está iluminado,
não existe nele nenhum sentimento de ganâcia,
nem de ódio e nem de tristeza.

Nossa alma é como um jardim
onde só devemos plantar aquilo que pretendemos colher.
Quem planta flores e distribui sementes,
está ajudando a tornar seu próprio caminho
mais perfumado e mais feliz.
Quem planta e distribui espinhos,
poderá rasgar as roupas e machucar as próprias mãos
na sua caminhada.
Quem anda por um caminho iluminado
sabe com certeza aonde deve pisar,
e tem fé que chegará ao seu destino.

O caminho é um só para todos.
Quem cuida de sua estrada, ajuda a todos que por ali passarão.
Quem tem verdadeiramente fé,
não guarda nenhuma dúvida em seu coracão.
A fé é a certeza e a certeza nos mostra um só caminho.
Quem não tem fé, vê muitos caminhos e não sabe por onde seguir.
E ai então, perde muito tempo andando por muitos lugares.


Só se pode receber ajuda
quando se tem fé em quem está nos ajudando.
E quando também somos sinceros em nossas próprias necessidades.
Só podemos receber ajuda
se realmente estamos querendo ser ajudados,
e para isso temos que nos colocar em condicões de receber.
Para receber ajuda temos que ter fé.
E a fé é a certeza.
Quem precisa de ajuda não sabe qual é o caminho a seguir,
e por isso precisa se deixar guiar sem dúvidas nem resistências.

Só se dá valor a um presente quando se precisa dele.
Pedir aquilo de que não se precisa
é tirar do outro a oportunidade de receber o que ele esperava.
Pedir o que não se tem necessidade
é juntar coisas que pesarão e atrapalharão a nossa viagem.
Aquilo que não serve para você,
pode servir para alguém que está a seu lado.
Carregar aquilo de que não se precisa é carregar um peso inútil.
Dando o que você não usa estará esvaziando o seu coracão,
para receber aquilo de que realmente precisa.

Saber separar aquilo que queremos
daquilo que realmente precisamos,
é o início de um caminho de aprendizado, de paz e de amor.
Quem aprende a amar, aprende a estar perto de Deus.
E Deus é Luz e Paz.
É o verdadeiro e único Amor. 


terça-feira, 27 de março de 2012

Salmo 23 na Umbanda


Oxalá é meu Pastor, nada me faltará!
Deitar-me faz nos verdes campos de Oxóssi;
Guia-me Pai Ogum mansamente nas águas tranquilas de Nanã Buruquê;
Refrigera minha alma Pai Obaluaê;
Guia-me mãe Iansã pelas veredas da justiça de Pai Xangô;
E ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte de Omulú não temerei mal algum, porque Zambi está comigo;
Pois o cajado de Oxalá é meu guia na direita e na esquerda;
Consola-me mamãe Oxum;
Prepara uma mesa cheia de vida para mim, oh mãe Iemanjá;
Exú e Pomba Gira afastem de mim os inimigos da caminhada;
Unge a minha coroa com o óleo consagrado de Olorum
E o meu cálice que é meu coração transborde com a pureza de Ibejada;
E certamente, a bondade e a misericórdia de Oxalá estarão comigo por todos os dias de minha vida!

Que assim seja!
Axé!


Toques de um Preto Velho


Os espíritos trabalhadores na linha de Umbanda, designados de Pretos Velhos, nos repassam constantemente uma lógica que infelizmente, nós encarnados estamos demorando em aplicar. Dizem eles, com sua maneira peculiar e simples de expressão, que “no mundo dos mortos” não existe raça, cor ou credo que diferencie as almas ou crie fronteiras, o que existe é o homem de bem e o homem que desaprendeu ser bom. Baseado nisso, nos falam das lágrimas que insistem em cair de seus olhos, pela arrogância dos homens e de suas religiões que acabam se distanciando de Deus, pela pretensão de se adornar dele, impondo a “sua” verdade. As religiões ou credos em geral, ainda existem por necessidade de nossos espíritos que se diferenciam na escala evolutiva, encontrando dentro de cada uma delas a melhor adaptação de “religar-se” ao Criador. O que fica desvalorizado aos olhos da Espiritualidade Superior é o combate que se trava entre os homens por questões religiosas como se vivessem em eterna disputa, chegando ao absurdo das ditas “guerras santas”. Por enquanto a humanidade percorre vários caminhos em busca dessa verdade, mas chegará o dia em que o Universalismo será pleno, então haverá um só rebanho para um só pastor. E como acontece no “andar de cima”, formaremos uma única corrente de trabalho, auxiliando a quem necessita, mostrando que a ferramenta mediunidade, tem um só objetivo: - a caridade! Fora isso, tudo o mais fica por conta de nosso ego.

Alguns “toques” trazidos por um destes queridos amigos espirituais:

“Lá nos planos sutis, aonde vocês muitas vezes vão quando dormem, mas ao acordarem não se lembram, existe uma grande família espiritual a lhes esperar, velar e torcer por vocês. Quebrem a barreira vibracional com sentimentos e pensamentos elevados, levando seus corações até eles. Mate a saudade espiritual que existe dentro de seu peito. Deixe a intuição fluir. Os guias espirituais, não são mestres intocáveis que vocês devem reverenciar, mas sim, são amigos de jornadas. Conheça-os, converse com eles, trabalhem juntos, mas sorriam e brinquem juntos também. Eles estão te esperando. Mediunidade é coisa importante e séria, mas não diviniza e nem inferioriza ninguém. Vocês sabem disso. Tem gente que pensa que ser grande médium é praticar fenômenos para “incrédulo ver”. Outros pensam que é se vestir todo com uma fantasia, “virar os olhos” e “rebolar” bastante. Não! Mediunidade é você trabalhar em parceria com os amigos do lado de cá, para o bem de todos, apenas isso. Vocês complicam muito as coisas. Na verdade tudo é muito simples. Pense na manifestação das criancinhas durante um processo mediúnico. Existe algo mais simples e belo do que isso? Parem de julgar a manifestação mediúnica ou experiência do outro. Você pode até não concordar, mas caso para ele faça sentido, deixe. É dele! Isso lembra muito a postura daquele que não consegue fazer melhor e por isso mesmo vive a criticar e apontar o defeito dos outros. As experiências espirituais muitas vezes são de foro íntimo, cada um busca a sua. E cada um fique feliz com a sua! Aprendam também que a dedicação e o estudo ajudam muito. Mas o que realmente conta é o seu dia-dia, como pessoa comum, passando pelo crivo do grande mestre que é a vida. Não adianta nada estudar muito e praticar pouco, principalmente em relação à humildade, tolerância e amor. Fazer caridade é muito bom. Se, além disso, buscam esclarecer as pessoas, melhor ainda. Tem gente que acha que doando uma cesta básica de Natal, ao desencarnar será “salvo”. Outros ainda se acham muito especiais e caridosos, verdadeiros missionários. Não caiam nessa bobagem. Saibam que, em verdade, ao auxiliar os outros vocês ajudam a si próprios. E quando fizer a caridade, também não apenas dê o peixe, ensine as pessoas a pescarem. “Caridade de consolação” ergue a pessoa, mas depois que ela já está de pé, está na hora de ensiná-la a andar, com “caridade de esclarecimento”. Pensem nisso! Faça caridade sempre que surgir a oportunidade de auxiliar o irmão. Esclarecimento leve a todos os lugares, fazendo sua aura brilhar e contagiando as pessoas com alegria e vontade de viver. Trabalho em grupo é coisa séria, deve haver amizade, alegria, mas não é reunião social. Os guias escutam os seus pensamentos e não estão nada interessados em suas preferências físicas, nem em suas “paqueras” dentro do grupo. Tão pouco são cúmplices das fofocas, guerras de vaidade e ciúmes que existem dentro do mesmo. Um trabalho espiritual em grupo é uma benção e oportunidade única de evolução, tanto de encarnados como desencarnados. Aproveitem bem! Existe um montão de mestres esperando por vocês desse lado, mas muitas vezes eles não conseguem lhes amparar, afinal vocês não param de pensar no “vizinho”, ou como a vida é difícil e injusta...
Os Orixás, os Mestres, os devas, todos eles amam a humanidade. Caso queiram fazer um ritual a algum deles, ótimo. Mas lembre-se sempre: vela acesa só tem valor se o coração estiver aceso antes. Caso contrário, não! A energia de uma erva é poderosa e realmente cura, mas antes, suas próprias energias e o respeito com a vida vegetal devem ser grandes, caso contrário, é desperdício de tempo. Qualquer ritual de magia para o bem é lindo e bem quisto pela espiritualidade, mas não se perca no meio de muitos rituais e elementos, e esqueça o essencial. O grande mestre da magia é o coração, e a grande força motriz é a sua mente. Lembre-se disso. Não sejam espiritualistas pela metade. Durante o dia vocês ficam pensando em espiritualidade, mas ao dormir, que é a grande hora onde o espírito se liberta do corpo físico, vocês não pensam em nada, ficam com preguiça e logo suas mentes são invadidas por um monte de coisas, adormecendo na mais perfeita desordem. No mínimo orem ao deitar-se. Agradeçam ao dia, coloquem-se a disposição do aprendizado, aproveitem as horas de sono. Elas são chaves de acesso ao crescimento espiritual. Meditem nisso.
Eu sou um preto-velho. Pouco importa minha forma ou meu nome. O que importa é que sou luz, como vocês e todos nós, filhos da Grande Luz. O sol de Oxalá brilha em meu coração, no seu e em toda a humanidade. Você ainda tem preconceito em relação às raças? As culturas diferentes? Religião? E julgam-se espiritualistas? Ora amigo, deixe disso! Lembre-se: todos vieram da mesma fôrma. A fôrma de Oxalá. Eu tenho apenas uma palavra para descrever o preconceito: ignorância! Ignorância também são as paredes e preconceitos religiosos. Todos os mestres da humanidade pregaram o desprendimento, mas o que seus seguidores mais fazem é ter o sentimento de posse em relação a ELES. E lá se vão guerras, ofensas e desarmonia entre uma religião e outra. E lá se vão discussões infindáveis entre doutrinas diferentes. Todos os caminhos levam a Deus, mas muitos acham que seu caminho é melhor do que os outros, não é mesmo? Façam um favor a humanidade meus filhos: vão voando nas asas do universalismo ecumênico! E parem com essas bobagens...
Do lado de cá, nós adoramos música. Ela rejuvenesce a alma, acorda o coração e desperta a intuição. Aproveitem as músicas de qualidade. Elas são ótimas e verdadeiro brilho e alimento para vossos espíritos. Também escutem a música que os espíritos superiores cantam secretamente dentro do coração de cada um. É a música da Criação, ela está em todos, mas só pode ser escutada quando a mente silencia e o coração brilha. Pensem nisso! Pensem também na natureza. Coloquem uma música suave. Direcionem-se mentalmente a um desses sítios sagrados, verdadeiros altares vivos do amor de Olorum.  Pensem na força curativa das matas, na força amorosa e pacificadora das cachoeiras, da limpeza energética que o mar traz ao espírito. Meditem neles. Isso traz sintonia, reciclagem energética e boa disposição. Façam isso por vocês e fiquem bem! Por fim, dediquem-se mais ao autoconhecimento. Ele é muito importante. E um dia, mesmo que isso demore milênios, vocês se conhecerão tanto que realmente descobrirão sua natureza divina. Nesse dia, as cortinas da ilusão se abrirão e você verá o universo a sua frente. Não existirá mais Orun* (céu) nem Ayê* (mundo material). Nem eu nem você. Apenas Ele... Pai e Mãe Olorum dentro de nós mesmos!“

Pai Antônio de Aruanda e Fernando Sepe
Escrito por duas mentes em um só coração.




“Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras”.