segunda-feira, 11 de junho de 2012

Orientador



‎"Pai de Santo é um termo que esse velho cá não concorda. Porque Pai, Oxalá Maior escolhe e você atrai de acordo com a sua vibração, o ceio familiar não vem no vento, o ceio familiar é herdado em cada reencarnação por afinidade magnética. Uma comunidade espírita precisa de um Orientador que tenha o dom de aprender, assimilar e passar adiante, não de um pai. Pai cada um tem o seu. O significado de pai num terreiro vem de ensinador, educador e não de membro da família. Um terreiro onde se aprende a caridade, a fé, a esperança e o amor é um terreiro de axé, pois se tem isso houve quem ensinasse e quem o fez foi um bom orientador. Assim como um padre, um babalorixá tem o dever de uma vez ou outra quando sente necessidade ou é orientado pelo alto de procurar individualmente um filho de axé, mas, na maioria das vezes é obrigação do filho procurar seu babá para pedir orientação ou compartilhar um momento difícil, porque a vida de todos os que trabalham no santo (também o babá) vai além do Ilê. Quando um orientador de santo tem tempo hábil e deixa a desejar se entenderá com suas falanges assim como se entenderá com as suas quem exige do babá além do que ele pode verdadeiramente dar. Um terreiro é formado de energia e axé e de pequenas coisas e sentimentos que o bango não pode comprar. Se vocês querem uma casa de axé ao invés de uma casa de casca de coco, seja o axé e no seu interior limpe suas próprias cascas de coco.” 



Pai Joaquim D’Angola | Por Erickson D Brandão.
http://www.facebook.com/umbandaeucurto

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sem humildade não há esclarecimento!


Não se esconda das grandes questões do espírito ou mesmo da natureza humana. Participe dentro de suas doutrinas ou religiões buscando cada traço da verdadeira sabedoria imposta sobre aqueles que de alguma forma carregam a sensibilidade mediúnica e que na posição de médiuns venham tentar de alguma forma esclarecer determinados assuntos ou dúvidas.
O esclarecimento é um dos maiores objetivos da Umbanda. Esclarecimento em todos os sentidos. Sem esclarecimento não tem doutrina, não evolui e assim por diante. O esclarecimento está ligado como objetivo em todas as religiões. Basta buscar esclarecimento para crer.
Minhas simples palavras para aqueles que buscam esclarecimento.
“Sem humildade não há esclarecimento”, porque tem que ser humilde para dar e receber esclarecimento. A vaidade, o orgulho, a ganância, a inveja, ou seja, toda forma negativa de comportamento traz consigo a falta de humildade que anula o esclarecimento e crescimento.
Esclarecimento já tantas vezes citado nessas tão poucas iniciais linhas, mas, que já uni com o crescimento. O esclarecer é a semente para o crescimento. Quem esclarece ajuda a crescer e quem cresce ajuda esclarecer.

Talvez digam que nego véio tá bebo.

Pai Antônio Quimbandeiro do Cruzeiro das Almas.
(Mensagem Recebida pelo Médium Alberto Magno
da Equipe Genuína Umbanda)


terça-feira, 5 de junho de 2012

A cura verdadeira



Todas as criaturas humanas adoecem, raras são aquelas que trabalham para a cura real. 
A ação medicamentosa por si só não restaura integralmente a saúde; o comprimido ajuda, a injeção melhora, no entanto, não podemos esquecer que os verdadeiros males procedem da mente. A mente é uma fonte criadora e a vida plasma em nós mesmos aquilo que desejamos. 
Assim, a medicação não nos valerá muito se prosseguirmos tristes e acabrunhados, porque a tristeza é geratriz e mantenedora de muitos males. 
Como pretendemos ter a saúde restaurada, se nos permitimos a cólera ou o desanimo por muitas horas? O desalento é anestésico que entorpece e acaba por destruir quem o cultiva. 
A ociosidade que corrompe as horas e a inutilidade que desperdiça o tempo valioso, extingue as forças físicas e as do espírito, mesmo porque, a mente ociosa acaba por se dedicar a muitas coisas ruins, como a maledicência e a crítica destrutiva. 
Se não sabemos calar nem desculpar, se não ajudamos, nem compreendemos, como encontrar harmonia íntima? Por mais que o socorro espiritual venha em nosso favor, devoramos as próprias energias com atitudes negativas. E com respeito ao socorro médico,mal surgem as primeiras melhoras, abandonamos o remédio , a dieta, os cuidados, demonstrando a nossa indisciplina, por isso, se estamos doentes, antes de qualquer medicação, aprendamos a orar e a entender, a auxiliar e a preparar o coração para a grande mudança. 
Fujamos da indelicadeza e do azedume constante que nos conduzirão à brutalidade no trato com os demais. Enriqueçamos nossos fatores de simpatia pessoal, pela prática do amor fraterno, busquemos a intimidade com a sabedoria, pelo estudo e a meditação. Não manchemos o nosso caminho, sirvamos sempre, trabalhemos na extensão do bem em todos, guardemos lealdade às palavras do Mestre Jesus. Permaneçamos com a certeza de que cultivando a oração, vibrando positivamente pela vida, abraçando a oração diária desde logo, a meditação de que nos servimos, atuará rápida e beneficamente em nosso corpo, conduzindo, assim, à verdadeira cura.


"Momento Espírita"


Fonte: http://www.mensagemespirita.com.br